O que é o Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional – responsável pela gestão da dívida pública do Brasil – com o objetivo de democratizar o acesso aos investimentos em títulos públicos, permitindo que pessoas físicas comprem papéis do governo federal diretamente pela internet. Em outras palavras, ao adquirir um título do Tesouro Direto, o investidor está emprestando recursos ao governo em troca de uma rentabilidade definida.
O programa se tornou popular por ser uma das opções de investimento mais acessíveis no mercado, já que permite aplicações iniciais a partir de valores muito baixos (pouco mais de R$ 30). Além disso, o Tesouro Direto pode ser acessado por meio de uma ampla variedade de instituições financeiras, como bancos e corretoras.
Na plataforma do Tesouro Direto, os investidores encontram diversos tipos de títulos públicos, adaptados a diferentes objetivos financeiros. Esses títulos variam em indexadores, prazos de vencimento e formas de remuneração, possibilitando a personalização dos investimentos.
Tipos de títulos públicos
O primeiro passo para investir no Tesouro Direto é definir o prazo do investimento e o tipo de rendimento desejado. Nesse programa, existem três categorias principais de títulos: prefixados, pós-fixados e híbridos.
- Prefixados: Com esses títulos, o investidor já conhece a taxa de rendimento no momento da compra. Se mantido até o vencimento, o retorno bruto do investimento será exatamente o estipulado no ato da aquisição, sem variações externas. Por exemplo: Rentabilidade de 12% ao ano.
- Pós-fixados: Aqui, o rendimento está atrelado a um indexador que pode variar ao longo do tempo, como a Selic ou um índice inflacionário (IPCA). O investidor sabe quais critérios de remuneração serão aplicados, mas o retorno final só será conhecido no momento do resgate. Por exemplo: Rentabilidade de110% do CDI.
- Híbridos: Estes títulos combinam uma taxa fixa com uma parcela atrelada à inflação. Assim, parte da remuneração é definida no momento da compra, enquanto o restante acompanha a variação do IPCA, ajudando a preservar o poder de compra ao longo do tempo.
Vejamos agora algumas das características cada um desses títulos.
Tesouro Selic (LFT)
É um título pós-fixado que acompanhar a variação da taxa básica de juro básico da economia, que é a Taxa Selic.
O Tesouro Selic é pouco volátil, ou seja, o preço do papel oscila pouco ao longo do tempo e aplicação tem liquidez diária. O rendimento é adicionado à aplicação todos os dias.
Se você precisar vender o papel antes de seu vencimento, não perde dinheiro: será pago o retorno até a data do resgate. Por esta característica, esse é um dos investimentos mais usados para formar a reserva de emergência.
A rentabilidade será sempre positiva, maior ou menor dependendo do tempo que seu dinheiro permanecer investido.
Neste tipo de papel, o retorno é informado na data da aplicação. Portanto, você sabe exatamente quanto receberá se mantiver o papel até a data de vencimento.
Entretanto, se decidir resgatar antes do prazo, você pode sacar um valor menor do que o investido, tendo prejuízo, ou ganhar mais que o esperado. Isso pode ocorrer devido à marcação a mercado, pois o valor do título oscila ao longo do tempo, para cima ou para baixo, de acordo com as expectativas dos juros futuros. Portanto, nesse caso, a rentabilidade depende do momento de resgate.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)
Neste caso, você também sabe no momento da compra o retorno que será obtido no vencimento do papel. No entanto, duas vezes por ano é pago o chamado cupom – juros devidos até aquela data.
A vantagem do título com pagamento semestral de cupom é que você passa a ter um fluxo de caixa sem precisar vender o título antes do vencimento. Essa é uma alternativa para quem quer obter renda passiva com investimentos.
Você tem a opção de sacar os recursos para compor seu orçamento, ou mesmo reinvesti-los. Mas saiba: sempre que receber o cupom, será descontada a alíquota máxima de imposto de renda sobre o ganho, de 22,5%. Nesse caso, não é possível se beneficiar na tabela regressiva em que o imposto é menor quanto mais tempo o recurso ficar aplicado, caindo a até 15%. Portanto, esse título é mais indicado a investidores que requerem fluxos de caixa semestrais.
Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)
O Tesouro IPCA+ é um título da categoria híbrida, combinando uma parte do retorno prefixado, definido no momento da compra do papel, e o restante indexado à inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Como o papel fica protegido contra a inflação, a remuneração real se dá pela parte prefixada do título. Esta é a grande vantagem deste título. Por exemplo, se você faz um investimento com 3,5% de retorno nominal em um ano, mas a inflação no mesmo período foi de 4,5%, ao final seu dinheiro perdeu valor. Por outro lado, aplicando no Tesouro IPCA+ isto nunca ocorre, pois sempre haverá um ganho real, ou seja, acima da inflação.
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B)
Papel também híbrido, com parte da correção atrelada à variação do IPCA e outra parte do ganho definido no momento de compra do papel. Lembrando que a parte prefixada só é paga integralmente na data de resgate do papel.
A opção por um título com juros semestrais significa que, duas vezes por ano, será pago o proporcional da remuneração combinada. Lembrando que o IR sobre o ganho semestral será de 22,5% no primeiro pagamento e depois vai seguir a tabela regressiva até 15% para juros distribuídos após 720 dias.
Como o Tesouro Prefixado, o Tesouro IPCA também sofre marcação a mercado. Ou seja, se o investidor decidir sacar os recursos antes do vencimento, estará sujeito às condições de mercado naquele momento, podendo receber mais ou menos que o esperado.
Com a Ativc, vamos juntos definir qual a melhor opção de investimento. Além disso, oferecemos ferramentas para ajudar no controle do seu orçamento, estratégias personalizadas para alcançar seus objetivos e, acima de tudo, estaremos ao seu lado em cada etapa da jornada, garantindo que ela seja não apenas eficaz, mas também mais tranquila.
Planejamento Financeiro e Consultoria de Investimentos? Conte com a Ativc.